Auréola em volta do Sol em Fátima

18-05-2011 17:30

Auréola em volta do Sol em Fátima

 

A notícia já não é propriamente recente.Dia 13-05-2011 passou pelos Jornais da Sic.Supostamente um milagre,diante a milhares de Peregrinos,em Fátima,formou-se uma auréola muito grande em torno do Sol,alguns acreditam ser um fenónemo natural outros não.

 

sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/05/13/20110513_fatima.mpg

cagido.blogs.sapo.pt/296162.html

 

A verdade,é que é um fenónemo natural,perfeitamente natural.Que se ve tanto na Lua como no Sol,e que ocorre em qualquer altura do ano,e em qualquer local,não só em Fátima,durante uma missa ;) Dentro do fenónemo há quem acredite que o fenónemo foi criado por um Halo(cristais).

 

www.ionline.pt/conteudo/123302-milagre-do-sol-em-fatima-foi-provocado-cristais-gelo

O que é um Halo?

Muitos devem-se estar a perguntar o que é um Halo. Ora bem um Halo é um fenónemo meteorológico que ocorre quando o Sol ou a Lua são vistos,como já foi referido acima,e é visto através de Nuvens do tipo Cirius ou de suas variações.São constituídos basicamente por cristais de gelo,elas "desviam" a luz formando uma auréola em torno da fonte da luz(Lua ou Sol). Eles formam-se na Troposfera superior(local onde é visto as nuvens tipo Cirius),existem 5 tipos diferentes de Halos,a forma e a orientação dos cristais são decisivos para a escolha do tipo de Halo!

 

Acerca das corezinhas observadas...os Halos neste sentido funcionam como os arco-íris,os cristais reflectem e retardam a luz,divindindo-se assim em cores.

 

Fontes:

br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090622161437AAi9qkR

 

pt.wikipedia.org/wiki/Via_L%C3%A1ctea (Mais embaixo há uma secção que fala dos Halos)

 

provafinal.livreforum.com/t813-fenomeno-em-torno-do-sol-causou-comocao-no-santuario-em-fatima?highlight=F%C3%A1tima (é necessário registo)